Mansão T5 Venda em Cristoval,Melgaço
Casa Azul, Lugar da Porta, Cristóval ,Melgaço, Viana do Castelo
A Majestosa Casa Azul, situa-se no Lugar da Porta, Cristóval, no concelho de Melgaço, uma das mais belas e imponentes jóias arquitetónicas do património cultural. A sua cor Azul é marca registada, indelével, não podendo, sem autorização do património histórico, ser alterada. As montanhas ao fundo são espanholas, ao redor, vê-se a vizinhança privilegiada: vinhas de Alvarinho.
A construção, do final do Século XIX, início do Século XX demonstra o esplendor de uma época, onde predominava o bom-gosto e requinte, mesmo entre os novos ricos. Faz parte das lendas urbanas a história do idealizador e construtor, português, que veio ao Brasil fazer fortuna e, ao voltar, levou as mais belas e fortes madeiras que encontrou para fazer sua morada.
Nas paredes externas foi adotado a técnica mista de cantaria e alvenaria de pedra, permanecendo à mostra a técnica pura apenas no interior do piso inferior. Em todas as paredes, foi mantida a espessura mínima de 60 cm para as paredes externas.
A varanda exterior possui, no alpendre, os balaústres esculpidos em conjunto, como a ressaltar a habilidade e preciosismo dos artesãos canteiros contratados para a tarefa.
Nas janelas da parte frontal do edifício, ao lado da entrada, além de utilizar-se do modelo mais clássico de cantaria, o construtor parece abusar da técnica, ao encomendar, que fossem esculpidos, na mesma pedra de fechamento, o Brasão com o Símbolo da Cruz de Malta, em homenagem ao país em que nasceu, e o Brasão da República Federativa do Brasil, demonstrando a gratidão ao país que o acolheu e que lhe deu a oportunidade de prosperar. Possui detalhes arquitetónicos que a aproximam do estilo colonial brasileiro, fazendo com que este tipo de construção, em Portugal, seja conhecido como “brasileiro”.
Caracteriza-se por salões e quartos amplos e pés direitos altos
A Casa Azul possui em seu acervo um belo Azevinheiro, tendo sido este exemplar considerado como o maior da Europa, constatação esta feita pelo Instituto do Ambiente em 2013.
A preocupação ecológica dos atuais proprietários também se faz presente através do cuidado que tiveram com a preservação da água que atravessava o terreno. A nascente situa-se no “Caminho da Canelha” (designado como Estrada Municipal 1138), a 84 metros da Casa Azul. As águas atravessavam a propriedade, seguindo seu curso para o terreno limítrofe. Os atuais a proprietários canalizaram, retirando dela, através de canos anti bactericidas, toda a água, de qualidade excecional, que é consumida na casa
O lago decorativo foi inteiramente construído em pedras que serviam de suporte aos barris da adega, dispostos em formato retangular, sendo que o chafariz da estrutura central remete à famosa “Torre de Menagem”, marca indelével do Castelo de Melgaço.
O jardim em frente à Casa Azul é composto por formações geométricas de arbustos, flores silvestres e pinheiros ornamentais.
Objetivando aumentar a segurança, os proprietários atuais reforçaram o muro de arrimo com estrutura em gabiões, com uma base de 5 metros de largura e alturas entre 4 e 6 metros ao longo de todos os 53 metros da divisa
Logo após o portão automático que dá acesso ao interior da propriedade, existem três lugares de estacionamento.
Como forma de reduzir-se o consumo, aproveitando a disponibilidade solar do terreno, foram instalados três painéis solares com acumuladores que garantem o aquecimento de praticamente toda a água necessária na casa num dia. Na sua falta, entra o aquecimento à gás.
A casa azul está situada em num terreno de aproximadamente 1.500 metros quadrados e é composta por três pisos.
PISO INTERMÉDIO
Alpendre Este elemento do frontispício da Casa Azul é um verdadeiro cartão de visita. Composto por blocos inteiriços de pedra, puro exemplo de cantaria, suportado por 4 colunas dóricas, compatível com a simplicidade e beleza do conjunto. Sobre a cantaria, balaústres esplendidos, feitos em bloco inteiriço de pedra, trabalhada com esmero. Até as canaletas para escoamento das águas pluviais são em peças inteiras de pedra vazada à mão. O teto também é em madeira brasileira, em tons mais claros.
Hall de Entrada Ao abrir-se a porta de madeira maciça, de duas folhas de aproximadamente 5 cm de espessura, ricamente trabalhada em entalhes em alto e baixo-relevo, ressaltada por pinturas em verde, depara-se com o hall.
Quarto/ Escritório / Biblioteca Ao lado direito da porta de entrada, originalmente planeado para ser mais um quarto, foi decorado pelos atuais proprietários para um escritório /biblioteca.
Casa de Banho Italiana Outra pequena jóia construída em 8,3 m².
Sala de Chá A atual sala de chá, era utilizada, na época da construção, como sala de refeições, ainda conserva o elevador para passar a comida diretamente da cozinha para a sala de jantar. Todos os móveis são em madeira maciça.
Sala de Jantar A sala de Jantar, com 38,50 m², comporta uma mesa com 10 cadeiras em estilo inglês. As cortinas são em veludo, criando um clima envolvente e muito aconchegante. O arremate dá-se com um altivo candeeiro de Cristal da Bohemia.
Sala de Estar Um ambiente agradável, descontraído, confortável e requintado. Todo o luxo da combinação de pinturas “Antiguas-tierras-florentinas”, madeiras, cristais, veludos e tapeçarias estão a serviço exclusivo do bem-estar dos moradores e seus convivas. Os móveis de época em veludo e tons clássicos, tornam impossível não sentir-se confortável e perfeitamente integrado à atmosfera “art-déco”, sentindo-o absolutamente contemporâneo.
Vestíbulo O vestíbulo de 22,5 m² funciona como elemento de interligação entre os diversos ambientes deste andar bem como com os andares inferior e superior. O madeirame da escada permanece praticamente intocado, após quase um século de uso, mantendo a beleza e robustez do primeiro dia de utilização
Vitrais A escadaria de interligação entre os andares inferior e superior é iluminada e aquecida por aproximadamente 20 m² de extraordinários e decorativos vitrais voltados para o Sul.
PISO SUPERIOR
O vestíbulo (de 16,8 m²) do andar superior corresponde ao exemplo caraterístico do estilo de casa colonial brasileira, onde o vestíbulo funciona como área de integração entre os ambientes sociais e os e privativos da residência. Na Casa Azul, permite ainda o acesso ao terraço.
Suíte 1 Os móveis deste quarto, de 23,50 m², são sóbrios, de linhas retas, em madeira maciça. A casa de banho mede aproximadamente 5,00 m². O closet está incorporado na casa de banho, e mede 4,30 m².
Suíte 2 Esta suíte é a maior com 25 m², possui duas janelas (lado a lado) para o sol nascente e uma voltada para o norte. A casa de banho de 7,00 m², moderna e bem iluminada. Possui uma ampla janela voltada para o Norte. O amplo closet desta suíte possui 4,70 m².
Suíte 3 Esta suíte, de 20 m², é muito semelhante a suite nº 1, possuindo uma janela voltada par o norte e duas janelas voltadas para o poente, tornando-o amplamente iluminado e aquecido pela luz vespertina. Possui também uma porta de acesso direto ao terraço. A casa de banho de 7,00 m²,é clara, moderno, bem iluminada. O closet de 3,80 m², é espaçoso e possui excelente distribuição.
Quarto 4 Este quarto de 15,3 m²,aconchegante, tem uma janela para o sul e outra para o poente, o que o torna o quarto mais quente da Casa Azul.
Terraço Do amplo terraço (18,6 m²) deste andar, vislumbra-se desde os montes de Alcobaça, até as montanhas espanholas. No verão, quando o sol se põe após as 21:00 horas, é um ambiente agradável para apreciar-se o entardecer.
TELHADO O elegante telhado de 6 águas, com estrutura em madeira brasileira, mantém-se conservado como no início do século passado.
PISO INFERIOR
Escadaria 1 A partir do portão pedestre, do lado direito , localiza-se o estacionamento de visitantes, e alcança-se a cozinha pela rampa de acesso ou pelas escadas em pedra, ao lado da casa.
Escadaria 2 A partir do portão pedestre, do lado esquerdo de quem acede a casa, passando pelo solário, tem-se acesso à lavandaria pela Escadaria 2.
Lavandaria Apesar da planta contemplar apenas a lavandaria, os proprietários optaram por construir uma casa de banho anexa à mesma, otimizando a área de 12 m².
Garagens O piso inferior contempla 2 garagens cobertas que totalizam 62,5 m², onde se podem estacionar até 3 automóveis. As portas são automáticas, com controles remoto ou manual.
Quarto 1 Um quarto de 14 m², utilizado como acomodações provisórias, quando a casa encontra-se com muitos visitantes.
Casa de Banho 1 Mede 6,5 m², pode ser utilizado tanto pelos ocupantes do quarto 1 como pelos visitantes e/ou players no salão de jogos.
Salão de Jogos Com 46 m², acomoda uma mesa de bilhar, uma mesa para pôquer, gamão e outros jogos de tabuleiro, bar em nogueira e pequena adega, sofás e almofadas. O teto, é todo em lambris, o que ajuda a manter o conforto acústico e térmico do ambiente.
Quarto 2 É um quarto de 28,20 m² é utilizado atualmente como atelier de bordados e costura.
Vestíbulo O vestíbulo de 12,5 m², contempla diversos armários.
Hall de 4,50 m² funciona como elemento de integração entre os andares, a cozinha e a área do salão de jogos. É composto por um armário tipo “armazém antigo” com uma parte envidraçada, para arrumação de louças.
Adega O espaço de 13,50 m², outrora dedicado à adega é atualmente ocupado pelos inúmeros conjuntos de mesa e fogão, adequados às ocasiões festivas propiciadas aos convivas da Casa Azul.
Dispensa Ao lado da entrada e da cozinha, encontra-se esta dispensa auxiliar, de 2,2 m², que armazena os itens mais rotineiros, como pimentas, condimentos, azeites, etc.
Porão Abaixo da cozinha, encontra-se o porão, que abriga a dispensa maior, caldeiras para aquecimento de água e equipamentos de suporte, bem como as válvulas para permitir a utilização complementar e alternado dos sistemas solar e à gás.
Cozinha Um dos destaques do requinte e conforto da Casa Azul é sua magnífica cozinha, de 31,2 m², com duas janelas para o sol nascente, que iluminam e aquecem o ambiente. O seu teto em lambris, com o intuito de aumentar o conforto técnico e acústico, alterna tons de madeira clara e escura, que valorizam e tornam mais o aconchegante o ambiente.
A Casa Azul situa-se apenas a 9 quilómetros da histórica vila de Melgaço. Geograficamente, situa-se a 60 quilómetros do aeroporto de Vigo, 140 quilómetros do aeroporto de Santiago de Compostela,160 quilómetros do aeroporto do Porto e 110 quilómetros da cidade de Viana do Castelo, 120 quilómetros da cidade de Braga e a 14 quilómetros de Castro Laboreiro.
A Casa Azul é célebre por seus saraus e tertúlias.