Alentjo - Moradia para Recuperar em Monsaraz - Motrinos
Monsaraz, a airosa vila medieval de Monsaraz, mantêm a sua magia de outrora como poucos lugares no mundo. Feita de cal e xisto, este lugar sussurra-nos, por entre o eco dos nossos passos nas suas ruas, magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários, gentes bravas e damas de beleza singela.
Suspensa no tempo, a histórica povoação alentejana, uma das mais antigas de Portugal, é um destino obrigatório na sua lista de lugares a visitar no Alentejo. Especialmente depois de, em 2017, ter vencido na categoria “Aldeias Monumento” do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.
Mostrando já indícios de ser um castro fortificado durante os tempos pré-históricos, Monsaraz sempre teve fortes influências militares e religiosas, impecavelmente preservadas no tempo até aos dias que correm.
A localização privilegiada de monsaraz, situada no topo da colina e com vista sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha, tornou-a altamente cobiçada pelos povos que a disputaram. Então de nome Saris ou Sarish, Monsaraz foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor, em 1167, numa incursão militar que saiu de Évora.
Após a derrota sofrida em Badajoz, D. Afonso Henriques volta a perder controlo de Monsaraz para os mouros. Contudo, em 1232, D. Sancho II recupera de vez Monsaraz com o apoio e auxílio dos Templários, a quem acaba por doar a bela vila alentejana. Aliás, as marcas deixadas pela Ordem do Templo, mais tarde Ordem de Cristo, estão ainda vivas e de boa saúde por entre as muralhas de Monsaraz.
Hoje vila museu do Alentejo, Monsaraz foi a cabeça de concelho até meados do século XIX, altura em que a administração concelhia passa a estar sediada em Reguengos de Monsaraz. Uma curiosidade: sabia que Reguengos significa “relativo a Rei”, estando diretamente ligada ao prefixo latino regis (= Rei)? Enquanto todo o concelho de Reguengos de Monsaraz cresceu através dos séculos, acompanhando a modernidade, Monsaraz voltou as suas costas ao tempo e deixou-se ficar como queria, menina e donzela – intemporalmente magnífica.
Moradia típica Alentejana, composta por 2 compartimentos de habitação, 6v dependências e um amplo quintal para desfrutar da calma e do sossego do nosso magnifico Alentejo, ideal para recuperar ou realizar o seu projecto.
Algumas vantagens para escolher a IMOREG
- Consultores dedicados em todo o processo da compra/venda
- Acompanhamento negocial
- Procura permanente de imóveis que preencham as suas necessidade
- Apoio no processo de Financiamento
- Apoio na marcação e realização do Cpcv
- Apoio na marcação e realização de escrituras de compra e venda